sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tiro ao alvo

A habilidade pela qual os atiradores de elite são mais conhecidos é sua pontaria. A habilidade para atingir alvos tão distantes quanto 91,44 metros não é algo que vem naturalmente. Atiradores de elite treinam para se tornarem atiradores especialistas com um conhecimento profundamente arraigado dos princípios da balística.
MOA (MDA) - o minuto de ângulo (em inglês) é a unidade de medida que os atiradores usam na escola para medir precisão. Quanto maior a distância do alvo, menor a precisão, já que forças naturais como a resistência do vento agem sobre a bala enquanto ela se desloca pelo ar. O MDA mede a precisão do tiro levando em consideração a distância de que foi disparado. A fórmula básica é 2,66cm para 91,44 metros, ou, para fins práticos, 2,9 cm para 100 metros. Para cada 100 metros que a bala percorre, você acrescenta 2.9 cm de variação.

As duas maiores variáveis que afetam a trajetória da bala são vento e gravidade. Quando calculam o alcance de um alvo, os atiradores devem levar em conta como o vento afeta o deslocamento naquela distância. Equipes de atiradores podem se utilizar de indicadores como fumaça ou folhas balançando para ajudá-las a ler o vento.

Apesar da alta potência do tiro de um rifle, ele ainda é afetado pela gravidade. Se você disparar um rifle de um atirador de elite paralelo ao solo no mesmo momento em que você deixa cair uma bala da altura do cano, a bala disparada e a que você deixou cair atingirão o solo ao mesmo tempo. Como uma bala se desloca através do ar, a gravidade a puxa para baixo. Quando mirando em um alvo, os atiradores devem freqüentemente compensar o tiro mirando "acima" do alvo.
A temperatura do ar também afeta uma bala. O ar frio é mais denso do que o ar quente e assim oferece mais resistência à bala. Por outro lado as balas cortam melhor o ar quente. Mas o Atirador explica que porque a umidade freqüentemente acompanha o ar, que também afetará a bala, essa é ainda uma outra variável a ser considerada. "E com vento, calor e umidade, se você considerar todos os fatores é impressionante você conseguir acertar alguma coisa".

Mesmo em condições ideais de tiro, os alvos podem estar em ângulos difíceis ou em movimento. Os atiradores de elite são ensinados a lidar com esses problemas.
Afinal de contas, quanto mais longe um atirador puder ficar do seu alvo e ainda assim for preciso, mais eficiente ele é e é menos provável que seja descoberto. Usando munição de 7,62mm, atiradores podem atirar quase que silenciosamente se dispararem de uma distância acima de 600 metros. Uma bala sai do cano do rifle mais rápido que a velocidade do som. O estampido que a bala faz é um pequeno estrondo sônico. Mesmo se um alvo não ouvir o tiro do rifle, ele ouvirá a bala passando. Mas a resistência criada pelo vento em uma bala de 7,62mm diminui seu deslocamento para velocidades subsônicas por volta de 600 metros. Assim, a distâncias acima de 600 metros, a bala não faz mais aquele estampido característico do disparo.

Atiradores de elite passam muito tempo na escola estudando os livros e na sala de aula aprendendo os princípios de balística, efeitos do vento, densidade do ar, e muitas outras variáveis que afetam a trajetória de uma bala. Mas no fim do dia isso pode ser explicado pelo que os atiradores chamam de "tiro ao alvo". A mais valiosa sala de aula de um atirador é o estande de tiro. Atiradores de elite não têm tempo no campo de pensar em teoria. Horas no estande ajudam os atiradores a "sentirem" como aplicar esses princípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário