sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tocaias

O treinamento de tocaia é o componente da escola de atiradores de elite que aguça a aproximação sorrateira do franco-atirador. Os atiradores de elite têm que aprender a se mover vagarosa, paciente e metodicamente. Se necessário, os atiradores ficam deitados por dias na mesma posição para observar um objetivo ou evitar serem descobertos. O Atirador descreve o complicado processo:


"Quando você está rastejando, você fica espantado ao ver coisas no chão que quando não caminha não vê. Quando você está tentando se aproximar sorrateiramente de alguém, até um formigueiro parece uma montanha. Você escolheu suas posições - o próximo lugar até onde você vai rastejar. Você se pergunta se aquilo vai esconder você quando chegar lá, e como vai chegar lá".

Para desenvolver essa habilidade os atiradores têm que passar por talvez um dos mais desafiadores jogos de treinamento - a tocaia.

O treinamento de tocaia é feito numa área coberta de mato. Os alunos começam em uma das beiradas do capinzal. A mil metros de distância, dois instrutores se posicionam em cima de um caminhão ou torre com visores de observadores. Os alunos devem rastejar na direção dos instrutores sem serem vistos. Para aumentar o desafio, os instrutores têm dois soldados no campo chamados andadores. Os instrutores usam rádios para se comunicarem com os andadores e tentar achar o atirador.
Os alunos têm que rastejar de uma distância de 1000 metros até menos de 150 metros dos instrutores, todo o tempo evitando serem descobertos pelos instrutores e pelos andadores. Uma vez posicionados, eles atiram (com munição de festim). Eles devem dar esse tiro com cuidado porque se aparecer o clarão do disparo ou levantar detritos, eles podem então ser facilmente localizados. Após o primeiro tiro, os atiradores devem rastejar até uma segunda posição e fazer um segundo disparo. Para verificar se os atiradores estavam realmente visando os instrutores, os atiradores devem ler o cartão ou contar os dedos que o instrutor está levantando. Treinamento de tocaia é um jogo de tudo ou nada. Se o atirador for localizado em algum lugar, ele perde o jogo. Muitos falham, e o aluno deixa o programa.
Naturalmente exercícios de treinamento são diferentes de ações reais. O Atirador explica desta maneira:

"Em situações reais é muito mais fácil chegar a um objetivo do que você pode imaginar. Quando treinávamos tocaias, os instrutores queriam que chegássemos a menos de 150 metros do objetivo. Em situações reais, você nunca chegaria tão perto de um objetivo. As situações reais são na verdade muito mais fáceis".

Em qualquer lugar, a qualquer hora, atiradores de elite são preparados para usar suas habilidades especializadas para se esgueirarem em situações perigosas e incapacitar uma força inimiga através de uma combinação de reconhecimento próximo e tiro mortal de longa distância. Quando perguntamos ao Atirador se havia alguma coisa que ele realmente gostaria de passar aos nossos leitores sobre atiradores de elite, sua resposta foi, "faça com que as pessoas fiquem sabendo que atiradores de elite não são assassinos, você sabe, garotos sempre pensam isso. Atiradores de elite não são assassinos que chegam sorrateiramente, matam um general e se afastam. Isso é o que os filmes sempre mostram. Pode acontecer, mas é muito raro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário